Vistoria / Inspeção de Elevadores

Inspeções nos sistemas prediais são extremamente necessárias para garantir o funcionamento e segurança e não seria diferente do sistema de elevador. Hoje viemos aqui para comentar um pouco do que verificamos para a elaboração do laudo e quando é necessária essa inspeção.

Como regra geral, a inspeção em elevadores contempla itens de segurança, sinalização e boas práticas. A inspeção geralmente acontece em quatro elementos distintos: cabinas, poço, caixa (ou passadiço) e casa de máquinas, quando houver.

Os objetos principais da inspeção são as iluminações padronizadas e de segurança, estado físico dos mecanismos e sistemas, elementos de acessibilidade e condições de estanqueidade, integridade, fixação e sinalização em cada elemento citado acima, com registro fotográfico das não-conformidades encontradas e outros.

A inspeção do elevador por profissional habilitado e o laudo resultante do mesmo serve para prevenir acidentes, indicar cuidados especiais quando necessário e obter uma manutenção e conservação com melhor custo benefício, garantindo as boas condições de funcionamento e cuidados que devem ser tomados. O laudo também pode ser realizado como uma auditoria de todos os componentes do equipamento, servindo como diagnóstico exato das condições e problemas do elevador para troca de empresas de gestão ou para o plano de manutenção.

É importante que o laudo seja feito por um profissional imparcial, ou seja, que não esteja ligado à execução inicial do sistema ou à empresa de manutenção, que não tenha interesse na realização de serviços de instalação ou manutenções futuras. Apenas através da imparcialidade é possível saber quando realmente deverá ser substituída uma peça, quando precisa ser realizada uma modernização e o que pode ser aproveitado.

 E você, está preocupado(a) com o funcionamento do elevador da edificação em que se encontra? Para saber mais, entre em contato com nossa equipe de engenharia mecânica através do email: contato@fixerengenharia.com.br ou telefone (61) 99446-0256.

Compartilhar:

Mais Posts

Mande uma Mensagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + sete =