Alvenaria Estrutural

Vocês conhecem o sistema de Alvenaria Estrutural? É um sistema muito utilizado devido ao custo-beneficio em obras de larga escala está ganhando força no mercado, principalmente nas construção de habitações populares. Hoje viemos falar um pouco sobre ela!

Alvenaria estrutural é um sistema de construção autoportante, ou seja, a parede possui função estrutural e suporta os esforços sem a existência de vigas e pilares. a construção é realizada com blocos de cimento ou de cerâmica autoportantes e todo o projeto é baseado em modulação. Para esse sistema ser viável o layout da edificação precisa ser simétrico e toda a modificação nas paredes existentes necessitam de avaliação de engenheiro estrutural.

Em larga escala, as edificações de até quatro pavimentos se mostram mais econômicas do que o sistema reticulado com pilares e vigas, porém o projeto precisa ser específico desde o início de sua concepção, não sendo adequado a adaptação apenas na versão estrutural, pois a própria disposição dos espaços irá definir o comportamento de todo o sistema.

A alvenaria estrutural não pode ser subestimada, é necessário projeto estrutural e compatibilização completa entre os demais projetos de engenharia como o elétrico e hidrossanitário. Há também restrições de reformas posteriores e conforme falamos acima, nenhuma modificação pode ser feita sem análise de um engenheiro especialista.

Compartilhar:

Mais Posts

Mande uma Mensagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =