PMOC - O que é e Pra Que Serve?

Uma coisa é unânime: um ambiente climatizado tem um apelo diferenciado nas atividades que são realizados dentro dele. Controle de temperatura, umidade e velocidade do ar são alguns dos aspectos que trazem conforto térmico a uma sala de estar, sala de aula ou até mesmo naquele cineminha de sábado à noite.

Ambientes que possuem um sistema de climatização mais elaborado muitas vezes possuem maior necessidade de manutenção em seus componentes, e não falamos somente da manutenção de troca de peças, vazamentos e lubrificação. A limpeza do sistema como um todo é igualmente importante.

Se a manutenção de um equipamento residencial já é extremamente importante para o seu funcionamento, um estabelecimento comercial (lojas de shopping, escolas, cinemas, igrejas, etc) possui uma relevância ainda maior:  se o sistema de climatização deixa de operar as vendas de uma loja podem ser afetadas, o rendimento de um aluno pode diminuir durante a realização de uma prova e por aí vai. Então, como diminuir os problemas que podem causar isso?

As rotinas de manutenção e a regulamentação

Para quem não tem familiaridade com a área de climatização, existe uma lei que regulamenta as rotinas de manutenção de um sistema de climatização (ou conjunto de sistemas). De forma resumida, PMOC é a sigla para Plano de Manutenção, Operação e Controle, e a lei que traz a necessidade da execução do PMOC é a lei nº 13.589/2018, obedecendo a Portaria nº 3.523/98.

O PMOC é um conjunto de documentos onde constam as diretrizes a serem seguidas para verificar a limpeza, a conservação e a manutenção de equipamentos de climatização e ar condicionado, com o objetivo de garantir a qualidade do ar e mitigar a proliferação de doenças que possam ser transmitidas através do ar.

Algumas dúvidas frequentes sobre a elaboração do PMOC

1 – Qual a consequência da Lei Federal 13.589/18?

De acordo com essa lei, todos os edifícios de uso público e coletivo com ambientes climatizados devem possuir um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização.

2 – Quem pode emitir esses documentos?

De maneira geral, qualquer profissional técnico habilitado que tenha competência legal para trabalhar com ar condicionado (técnicos em refrigeração, técnicos em mecânica, engenheiros mecânicos, etc) pode estar emitindo esses documentos, desde que devidamente registrados e em dia com o conselho de classe da sua profissão. Entretanto, a Portaria n 3.523/98 exige que seja mantido um responsável técnico para a emissão e o acompanhamento do PMOC.

3 – Além da documentação, é necessário mais algum procedimento?

Além da documentação, de acordo com a necessidade que o profissional que elabora e fiscaliza o PMOC define, são exigidas avaliações em laboratório da qualidade do ar nos locais climatizados ou refrigerados. Desta forma, garante-se a qualidade do ar em relação a micro-organismos por meio da avaliação da qualidade do ar e das medidas de controle como limpeza e troca de filtros.

4 – O que tem em um PMOC?

O PMOC contém informações da edificação (ou conjunto de edificações), informações dos equipamentos instalados na edificação, dos ambientes climatizados e a definição das rotinas de manutenção e limpeza dos equipamentos de climatização e refrigeração. O documento deve possuir um responsável pela sua elaboração e acompanhamento.

5 – Quanto custa um PMOC?

A resposta mais direta é: depende! Se seu estabelecimento possui mais de uma sala, qual o sistema utilizado (split, cassete, chiller, etc), qual a área da edificação, qual a rotatividade de pessoas, e por aí vai.

6 – Preciso de um orçamento para elaboração de um PMOC.

Neste caso, você pode estar entrando em contato conosco e nossa equipe de engenharia poderá fazer uma visita no local para esclarecer quaisquer dúvidas. É possível falar conosco por meio de ligação ou whatsapp pelo telefone (61) 99446-0256, ou ainda estar enviando um e-mail para fixer.engenharia@gmail.com com sua solicitação. Retornaremos o mais rápido possível para um atendimento ágil e diferenciado!

Compartilhar:

Mais Posts

Mande uma Mensagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 16 =