Vamos falar de prazos e o projeto para ontem?

É comum ao conversarmos com alguém falar que precisa disso ou aquilo para ontem e não é diferente para os projetos. A maioria dos nossos clientes chegam com uma “angustia de construção” onde querem (e na opinião deles precisam) de um projeto para ontem. Pois bem, isso é compreensível pois às vezes a pessoa em questão está morando de aluguel, ou na casa de familiares e precisa o quanto antes o seu imóvel pronto, mas viemos explicar o motivo que o projeto não pode ser para “ontem” e o fato de que no fundo o cliente também não quer que seja. Veja as imagens abaixo:

Como vocês podem ter observado, o projeto técnico é composto por várias etapas e diversas áreas de conhecimento. Para que o projeto arquitetônico atenda ao cliente são necessárias diversas reuniões, refinamentos de projeto, escolhas de materiais e configurações, modificações e tantos outros. E após todo o processo que envolve a definição do empreendimento e suas características, há a produção dos projetos complementares que são aqueles que irão viabilizar sua construção: projeto estrutural, projeto elétrico, projeto hidrossanitário e outros. Esses projetos precisam ser compatibilizados entre si para evitar erros na etapa de execução e os mesmos também precisam ser aprovados. Sim, além da aprovação do cliente, temos a aprovação perante aos órgãos públicos. Essa etapa nós chamamos de obtenção de alvará de construção e pode ser demorada. Mas é necessário esperar, sabe o porquê? Porque sem ela você poderá estar construindo fora das normas da prefeitura/administração e ter prejuízos de retrabalho, além de poder ser multado!

O projeto após de pronto é refinado algumas vezes para procurar a solução com melhor custo-benefício, focando sempre no cliente. Após a aprovação geral é que são feitos os planejamentos, orçamentos, cronogramas e outros. Aí sim, com alvará de construção na mão, projetos compatibilizados e otimizados você pode construir não apenas com um papel como guia, mas um documento idealizado para a melhor performance do seu imóvel!

Compartilhar:

Mais Posts

Nos envie uma Mensagem

Telefone

61 99446-0256 (clique no ícone ao lado para entrar em contato pelo Whatsapp)

Email

fixer.engenharia@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =