Preciso de uma sondagem de solo? Pra que serve esse tal de SPT?

A sondagem do solo é um tipo de investigação geotécnica solicitada pelo engenheiro projetista para elaborar a solução para as fundações do seu empreendimento, mas a pergunta sempre feita é: “Eu preciso realmente de sondagem de solo?”

Através da sondagem é possível saber as características do terreno e sua resistência, todo projeto de fundações precisa da informação de resistência do substrato para dimensionar a melhor solução. Se você não possui uma sondagem saiba que sua fundação pode estar sendo superdimensionada para o uso atual (causando prejuízo por excesso) ou subdimensionada (podendo eventualmente perder toda a utilidade da edificação devido ao risco que é gerado). Então, a resposta é SIM, você realmente precisa de sondagem de solo.

Alguns custos como projetos técnicos, levantamento topográfico, investigação do subsolo, parecem ser algo adicional que vai fazer com que você perca dinheiro, mas é justamente o contrário! É um custo necessário que faz com que você economize, garanta segurança e a durabilidade do seu empreendimento. Acredite: o custo destes itens perante à todo o custo da edificação é irrisório, cerca de 5%, mas lhe poupa de riscos e aborrecimentos, garantindo no final melhor custo-benefício no seu planejamento.

Para a sondagem de projetos residenciais, comerciais e galpões é utilizada a norma da ABNT NBR 8036:1983 – Programação de sondagens de simples reconhecimento do solos para fundações de edifícios – Procedimento para determinar a quantidade mínima de sondagens, a profundidade e a localização das mesmas. O ideal é que o profissional determine a quantidade utilizada (respeitando o mínimo da norma) de acordo com a complexidade do projeto, avaliando pontos de forma que seja melhor distribuída a caracterização do perfil geotécnico.

O número fixado pela norma através da Área de Projeto (Ap) e pode ser visto abaixo:

Após os resultados pode surgir dúvidas que justifiquem mais furos de investigação, pois o perfil geotécnico pode ser diferente no mesmo lote. Sim! Pode ter uma formação geológica que faça com que parte da fundação seja rasa e a outra profunda. Incrível né?! Mas dá uma dor de cabeça… Por isso é bom ter um projetista capacitado!

Existem vários tipos de sondagens no mercado, elas podem ser divididas entre  dinâmica, estática, à trado e em poços, sendo a mais utilizada para edificações a sondagem dinâmica de SPT – Standard Penetration Test (Teste de penetração padrão) onde o mesmo é normatizado pela norma da ABNT NBR 6484:2001 – Solo – Sondagens de simples reconhecimentos com SPT – Método de ensaio. 

O resultado do SPT é chamado de boletim de ensaio, cujo qual se configura como um documento que descreve os tipos de camadas, suas características, resistência, comportamento e se encontrado, o nível de água. Este deve estar acompanhado de sua respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e uma cópia deverá ser entregue do boletim e ART para o engenheiro projetista.

Tem mais alguma dúvida a respeito da sondagem? Entre em contato conosco e podemos lhe auxiliar!

Compartilhar:

Mais Posts

Nos envie uma Mensagem

Telefone

61 99446-0256 (clique no ícone ao lado para entrar em contato pelo Whatsapp)

Email

fixer.engenharia@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + três =