A medida de controle de vazão às vezes dá um nó na cabeça de quem não está acostumado com esse conceito, mas é algo bem simples: é reter a água da chuva o quanto puder, como puder. Tem várias maneiras de ser fazer isso, sendo as mais utilizadas: por infiltração e por armazenamento. Mas vocês sabem quais são as opções de controle?
As medidas de controle de vazão na fonte são feitas através de dispositivos que têm função de abater ou retardar o escoamento superficial da água pluvial através da infiltração ou armazenamento temporário.
Um dos dispositivos mais utilizados atualmente nos centros urbanos é o reservatório de retenção, também conhecido como reservatório de amortecimento. Porém ele não é a única solução a ser adotada!
Os dispositivos mais comuns de controle de vazão na fonte são:
As medidas de controle na fonte normalmente são implantadas em condomínios ou lotes para compensar a área impermeabilizada gerada pelas novas construções.
Com o controle da vazão o sistema público não é sobrecarregado com escoamento de maior velocidade, com o controle é possível reter parte da água pluvial no local em que é gerada (na fonte), mesmo que seja de forma temporária.
O projetista responsável avalia para cada situação qual é o melhor tipo de controle na fonte a ser utilizado, devendo alinhar essa necessidade com o arquiteto responsável e estar de acordo com as medidas aplicadas pelos órgãos da região.
CNPJ: 34.505.341/0001-30
CREA PJ nº 14633-DF
Razão Social: Fixer Serviços e Tecnologia LTDA
Responsáveis Técnicos:
– Eng. Mecânico Lucas Peres dos Reis – 27014/D-DF
– Eng. Civil Layane Silva Souza – 24640/D-DF
61 99446-0256 (clique no ícone ao lado para entrar em contato pelo Whatsapp)
fixer.engenharia@gmail.com