Estruturas Metálicas – Vantagens e Desvantagens

Neste artigo vamos mostrar um pouco das vantagens e desvantagens de utilizar estrutura metálica na concepção da sua tão sonhada residência.

Afinal, quais as vantagens de se construir em aço?

A construção em aço apresenta vantagens sobre outros métodos construtivos ditos “artesanais” (alvenaria, por exemplo). Algumas destas vantagens são: 

 

  • Rapidez de finalização da fase estrutural
  • Maior nível de personalização dos elementos estruturais (pilares, vigas, treliças)
  • Possibilidade de vencer maiores vãos com menores alturas
  • Maior facilidade de suportar balanços 

 

Existem muitas outras vantagens em se utilizar o aço na construção de uma residência, porém as destacadas acima são as mais expressivas. 

 – A rapidez de finalização da fase estrutural da obra se reflete no fato de que os elementos estruturais podem já vir prontos da fábrica para montagem em campo. Não é necessário realizar a montagem de formas (geralmente de madeira) assim como na construção com concreto armado. É possível que os elementos já venham no tamanho correto, com a proteção de superfície adequada e com a identificação de posicionamento do elemento já de fábrica (mas nem sempre, ok? Alguns projetos são mais fáceis de serem executados no local mesmo). A segunda observação a respeito da velocidade de construção se encontra no fato de que não é necessário aguardar a cura dos pilares e vigas, assim como no concreto armado. Enquanto o concreto da fundação é curado (geralmente mais aliviada devido ao menor porte peso da estrutura de aço), os pilares e vigas já podem ser organizados de forma a agilizar a montagem dos mesmos.

 – O maior nível de personalização dos elementos estruturais deve-se ao fato de que é possível obter propriedades geométricas e de resistência dos materiais parecidas utilizando formatos diferentes. Podemos especificar um perfil I simples ou duplo, ou ainda um perfil personalizado para conseguir resistir a grandes vãos livres ou balanços. 

 – Uma viga em aço pode ter altura até 40% menor do que uma viga equivalente em concreto armado. Isso se deve ao fato de que o aço possui comportamento parecido tanto na tração quanto na compressão. Além disso, possui um valor de resistência a esforços (explicando de maneira bem simples, ok?) muito maior do que o concreto, ou seja, é necessário muito menos material para suportar o mesmo peso.

Ok, já entendi algumas das vantagens. Mas e as desvantagens?

Infelizmente, nem tudo são flores. Assim como qualquer coisa na vida, a construção em aço possui seus prós e contras. Podemos falar de alguns característicos:

 – Dependendo do projeto, exige uma mão de obra especializada. Sabemos que nem todo serralheiro possui capacitação para realizar um trabalho de maior porte em aço. Estrutura residencial é coisa séria e é necessário atenção na hora de realizar soldas e posicionamentos (utilizar equipamentos de proteção, fazer a limpeza da área a ser soldada, soldar no tempo certo para evitar empenamentos e etc). Em qualquer área de atuação profissionais com capacitação tendem a cobrar mais do que os “ensinados pela vida”.

 –   A fase estrutural pode custar um pouco mais caro, mas nem tanto. Os custos indiretos com o material e a mão de obra podem parecer mais caros em um primeiro momento do que o mesmo serviço em concreto armado, por exemplo. No final, o custo da estrutura de aço acaba se pagando em um menor tempo de execução (cerca de 35% mais ágil) e maiores possibilidades de obedecer ao gosto do cliente (maiores vãos livres, balanços e até vigas curvas).

Como consigo saber qual dos dois modelos vai me atender melhor?

Esta pergunta não possui uma resposta única. O profissional de arquitetura pode definir o tipo estrutural de acordo com o gosto do cliente ou com a combinação do design da residência. Praticamente qualquer estrutura pode ser feita em aço, não havendo muita restrição técnica. É interessante pensar em estrutura metálica para a sua obra se ela possui vãos livres típicos maiores do que 6 metros ou balanços grandes, ou ainda se o peso da obra é um problema (devido a contenções, baixa resistência do solo, etc)

 

Se você está pensando em fazer sua residência em estrutura metálica, entre em contato conosco. 

Teremos o maior prazer em tirar dúvidas ou realizar um orçamento para o projeto estrutural. É possível entrar em contato pelo telefone (61) 99446-0256 ou pelo e-mail contato@fixerengenharia.com.br.

Compartilhar:

Mais Posts

Mande uma Mensagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 4 =