Dimensões mínimas de pilares

Durante a concepção do projeto arquitetônico é normal ter dúvidas a respeito do tamanho dos pilares. Afinal, quem irá dimensioná-los será o engenheiro estrutural e você ainda não tem essa informação, então começamos do básico: dimensões mínimas dos pilares. É claro que se for uma edificação de médio a grande porte esse valor pode ser aumentado desde o início, mas é importante saber o mínimo que podemos projetar e o motivo.

Então, para aqueles que não sabem, o projeto estrutural é regido por várias normas, sendo uma delas a NBR 6118 – Projetos de Estrutura de Concreto: Procedimento. Essa norma determina as dimensões mínimas de um pilar de concreto armado (19 centímetros em qualquer eixo) e que para atingir medidas ainda menores é necessário utilizar um coeficiente que faz com que o esforço solicitante da estrutura aumente. Com essa estratégia a norma libera a elaboração de pilares com dimensão mínima (da mínima) de 14 centímetros. ISSO MESMO, nada de pilares com 9 centímetros! E além de tudo, a área mínima é de 360 cm², ou seja, em um pilar retangular a medida mínima é 14x26cm. Porém, é comum que nós, projetistas, elaboramos o projeto para que seja arredondado a cada 5 cm para a execução. Dessa forma a dimensão geralmente utilizada em projeto acaba sendo 14×30, o que facilita a vida do pessoal de obra.

“Mas afinal, por que o pilar é isso tudo? Em várias obras eu vejo a equipe de execução fazendo do tamanho do tijolo de 9 e fica em pé do mesmo jeito.”

Infelizmente essa prática está fora de norma. Existem alguns motivos para essa ser a menor dimensão dos pilares e um deles chama-se durabilidade! Essa durabilidade é altamente dependente do concreto utilizado, espessura e qualidade do cobrimento da armadura. A norma determina que para locais urbanos o cobrimento é de 3,0 cm para cada lado, ou seja, dos 14 cm de dimensão mínima 6,0 cm serão de cobrimento, sobrando apenas 8 cm para a armadura (veja a foto) sendo que o diâmetro mínimo para barra de aço para pilares é de 10 mm! Quanto menor as dimensões das armaduras mais difíceis são as montagens e o processo de concretagem. Desta forma, é necessário planejar como vai ser o concreto, como vão ser dispostas as barras… E se considerar as barras de espera então, aí que a coisa aperta! Ficam apenas 4 cm de vão entre as barras para preencher de concreto.

“E o que esses números tem a ver com minha casa/empreendimento e minha estrutura?”

É através desses parâmetros que podemos garantir que será uma estrutura durável e que realizando as manutenções periódicas a mesma irá atingir sua vida útil de projeto tranquilamente. Se fizéssemos um pilar com 9 cm o cobrimento não pode ser garantido, o concreto pode ficar com nichos que diminuem a resistência, ou seja, sem a garantia da funcionalidade que deveria ter.

Essa informação foi útil para você? Comente, curta e compartilhe! Qualquer dúvida pode entrar em contato pelo e-mail contato@fixerengenharia.com.br, ou pelo nosso whatsapp (61) 99446-0256 (clique aqui para mandar mensagem).

Até a próxima!

Compartilhar:

Mais Posts

Nos envie uma Mensagem

Telefone

61 99446-0256 (clique no ícone ao lado para entrar em contato pelo Whatsapp)

Email

fixer.engenharia@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − dois =