Afinal de contas o que é essa área de ocupação e área construída que todos tanto falam a respeito?! O conceito é bem simples, mas as vezes pode dar um nó na sua cabeça quando você vai montar ou avaliar o projeto. Vamos descomplicar isso aí, explicando de um jeito fácil:
Área de ocupação é aquela composta pela projeção da edificação. Imagina olhando por cima da construção. Sabe essa área edificada que você vê no lote? É ela! Digamos que é a “vista pelo satélite do google”, que tal?! Mas cuidado que nem todos os elementos da edificação entram no cálculo de área ocupada!
A área construída é o somatório de todas as áreas do projeto, independente de sobreposição ou não, é a área que será feita! Imagina você olhando para cada pavimento da edificação, a área construída é o somatório deles! Mas também é preciso ter cuidado, porque tem áreas que não são contabilizadas nesse somatório.
Mas como é que você vai saber o que deve ou não ser somado para compor esses dois tipos de áreas?! Isso é simples! Procure no código de obras na região do projeto, nele estará descrito as áreas contabilizadas e as não-contabilizadas, como por exemplo: beirais e casa de máquinas. Esperamos que esse artigo te ajude de alguma forma, esses são conceitos básicos e muito importantes quando se trata de construção civil! Até a próxima!
CNPJ: 34.505.341/0001-30
CREA PJ nº 14633-DF
Razão Social: Fixer Serviços e Tecnologia LTDA
Responsáveis Técnicos:
– Eng. Mecânico Lucas Peres dos Reis – 27014/D-DF
– Eng. Civil Layane Silva Souza – 24640/D-DF
61 99446-0256 (clique no ícone ao lado para entrar em contato pelo Whatsapp)
fixer.engenharia@gmail.com