Existem vários tipos de estruturas, sejam reticulares (compostas de vigas, pilares e laje) ou autoportantes (vedação com função estrutural), mas afinal de contas o que precisa conter em um projeto para que seja “executável”, independente do tipo de estrutura e das normas?
Também pode ser chamada de planta de fôrma, dependendo da ocasião. O projeto estrutura precisa indicar, no plano horizontal, como será a configuração do pavimento, tendo no mínimo uma planta referente a cada pavimento detalhado no arquitetônico, indicando se há laje, qual será o tipo, se há suporte da vedação e outros.
Assim como no projeto arquitetônico, o estrutural também precisa de cortes esquemáticos, Não precisam ser, necessariamente, nos mesmos locais e na mesma quantidade do projeto arquitetônico de referência, porém devem ser criados de forma que não haja dúvidas sobre os níveis da estrutura, dos detalhes de altura e outros.
Nessa parte entra tudo e mais um pouco! O projeto estrutural tem que determinar as características TOTAIS da estrutura, por isso no detalhamento precisa ter todas as informações necessárias para a sua execução.
Nota: não existe fórmula mágica, cada projeto é uma estrutura e se for o mesmo projeto, em locais diferentes, ainda é preciso analisar devido a agressividade do ambiente e independente disso, para fundações sempre é um projeto novo! Cada profissional trabalha de uma forma e o mais importante é que a equipe de obra consiga seguir o projeto estrutural de acordo com as especificações consideradas para a estrutura.
CNPJ: 34.505.341/0001-30
CREA PJ nº 14633-DF
Razão Social: Fixer Serviços e Tecnologia LTDA
Responsáveis Técnicos:
– Eng. Mecânico Lucas Peres dos Reis – 27014/D-DF
– Eng. Civil Layane Silva Souza – 24640/D-DF
61 99446-0256 (clique no ícone ao lado para entrar em contato pelo Whatsapp)
fixer.engenharia@gmail.com